Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

http://blogue velho.blogs.sapo.pt



Segunda-feira, 28.08.17

Caçadores de likes

Mr Friar Beans.JPG

CAÇADORES DE LIKES

 

Importa antes de mais prestar uma declaração de interesses. Sou amante da arte, do amor, da paixão, da beleza, da estética, do conhecimento, da verdade e do regalo, sobretudo do regalo moral e cívico.

O que pretendo transmitir não é uma crítica, é antes um apelo.

Nos últimos doze meses fui fazendo um apanhado das preferências dos consumidores de publicações nas redes sociais, somente naquelas em que eu próprio participo, concluí que cerca de 98% das participações ativas se focam em imagens e sómente 2% se focam em texto escrito. Podia ficar por aqui, mas a minha apreciação leva-me a ir mais além, respeitando todos os que pensam de forma diferente.

Vejamos: - A propaganda, a representação cénica, os meios utilitários de que dispomos, as técnicas diversamente utilizadas de cariz psicossomático e as próprias atitudes do ser humano, estão hoje mais que nunca subjacentes e manipuladas pela imagem. É a imagem que a todos forma e informa! É a imagem que orienta o consumo, que conduz as opções, que determina o sucesso, é até a imagem que condiciona o amor. Já dissera antes sou amante da boa imagem, mas sei distinguir que a imagem só estimula pela visão, a imagem produz efeitos ativos interruptos, sobre uma linda imagem de uma cadela a dar de mamar, de imediato se sobrepõe uma imagem de duas cadelas a dar de mamar. Assim numa infinita sequência de representações por imagens, umas vão assassinando as antecedentes e cada vez se vão tornando mais informativas, sugestivas e alucinantes e vão-se tornando promotoras de auto sabotagem mental, por não produzirem do mesmo modo, um efeito formativo e um processo continuado do conhecimento.  

Vejamos então a alternativa e ainda é tempo!

-Imagens sim, “uma imagem vale mais que mil palavras”, imagens sempre! Imagens verdadeiras, belas, informativas, de alerta, estimulantes e representativas, mas sempre e num processo paralelo de convívio saudável com a descrição escrita. Só a escrita pode transmitir continuadamente o conhecimento, fomentar o desenvolvimento da mente e o saber. É com certeza mais trabalhoso escrever um vulgar texto ou lê-lo, do que olhar ou produzir uma imagem automática, ou até uma obra das chamadas “artes modernas”, de que eu confesso sou fã. Porém estamos a assistir ao assassinato de uma cultura escrita, é lamentável e assustador a maneira como hoje podemos observar a maneira displicente como é tratada a escrita, sobre tudo pelas camadas mais jovens, ainda que aptas académica e profissionalmente, para não falar da miséria da comunicação escrita nas redes sociais.  

Vão longe os tempos em que, “fazer um filho; plantar uma árvore; ou escrever um livro”, era essencial para ser Gente. Hoje o mais “importante” é o que tem o melhor carro o melhor telemóvel ou que consegue caçar mais “likes”.

Apelo a quem estiver disponível e interessado:

-Escreva, escreva qualquer coisa, procure escrever bem e deixe aos vindouros o que gostava de ter encontrado quando nasceu!         

FPJoshué. (ou www.facebook.com/fpjoshue)

 

 

por blogvelho às 10:53

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por blogvelho às 11:39


3 comentários

De David Marinho a 28.08.2017 às 18:29

O culto da imagem é uma coisa demasiado séria. Ninguém faz nada para fomentar, educar ou simplesmente partilhar. É a era do like, da fama, dos seguidores, de tudo o que leve a ter pessoas para ver (e em alguns casos isso gera dinheiro). É uma pena, e mesmo acreditando que a escrita nunca irá morrer, certamente será um dom de alguns.

De Maria Araújo a 28.08.2017 às 20:06



"Vão longe os tempos em que, “fazer um filho; plantar uma árvore; ou escrever um livro”, era essencial para ser Gente. Hoje o mais “importante” é o que tem o melhor carro o melhor telemóvel ou que consegue caçar mais “likes”."

Falava, um destes dias, com um dos meus familiares sobre a diferença entre os carros que temos, e os carros dos outros.

Bom post.

De P.P. a 28.08.2017 às 21:59

Excelente publicação, repleta de verdade.
Parabéns!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2017

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Posts mais comentados