Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

http://blogue velho.blogs.sapo.pt



Sexta-feira, 04.08.17

ABSTRATO 7

È comum dizer-se: "quem não aparece esquece", é como tudo: - por veses é assim, outras veses não será. Claro que neste contexto, que já está instituído como "Abstrato" e que tem estado aparentemente ausente, haverá por certo quem já esqueceu o tema, assim como haverá provavelmente quem tenha continuado a meditar sobre o que até este momento se considera abstrato. É para uns e outros que hoje publico mais algumas palavras com o propósito de manter e engrossar a corrente dos que se interessam pela existência do "Ser", no seu todo e em todos os tempos do tempo.

"...-É pois no âmbito do racional que o Homem virá a compreender a sua origem e continuidade, num quadro de razão.

-Razão, ainda que incógnita no presente, porém estará disponível ao estudo e caraterização racional e não comparável nem compatível com o mítico, o abstrato!

-Fora no aprofundamento da meditação, no “Tempo da Reflexão”; interpretando relações milenares da "Memória e Pensamento" em fluência no Universo, que adquirira o que penso saber e poder afirmar:

 

-Após a formação e desenvolvimento do próprio corpo, o Humano no mais elementar e primitivo estado de vida, desenvolvera métodos e artes, na justa medida das suas capacidades e necessidades, de modo a atingir a evolução da espécie; num processo tão natural como imprescindível e com duração desconhecida, mas seguramente durante muitos milhares de anos, num estado amplamente reconhecido e aceite como "Estado Selvagem" primitivo!

-Fora nesse "Estado Selvagem" que o Humano adquirira ao longo de milénios, a formação do seu próprio pensamento. Com ele criara memória e logo a "Memória e Pensamento", se autonomizara e ganhara liberdade e independência do corpo!

-Estava finalmente iniciado o processo de formação do "Ser Humano"! 

João, demonstrando alguma inquietude, mas grade concentração e aquiescência; questionava Canize:

-Podemos afirmar que com a formação da "Memória e Pensamento", terá sido firmado o processo de diferenciação do Humano, em relação a todos os animais da Terra e determinado o sentido da sua História? 

-Sim!

Respondera decididamente Canize e continuara.

-Por ventura terá sido o primeiro grande passo da vida do Homem na Terra e terá ocorrido neste período, por este facto:

 

-O início da era da Humanidade-

 

-Início da era da Humanidade que terá determinado o início do último período do "Estado Selvagem"!

-A partir do período da formação da "Memória e Pensamento"; o Humano se separara e afastara de todas as criaturas e inicia o processo do acumular do conhecimento, desenvolve o desejo, a vontade e o poder!

-É no acumular do conhecimento que o Homem chega ao tempo presente, com a convicção de que, tudo pode descobrir e conhecer!...

-Foi com o conhecimento e pelo poder que o Homem criara a soberania na Terra, a influência no sistema planetário em que a Terra se equilibra e a considerável relação com o Universo!

-Com o desenvolvimento da "Memória e Pensamento", o Homem terá desenvolvido por si e para si, uma forma de tratar e utilizar dados, satisfatórios do desejo, que logo voluntaria ou involuntariamente começara por partilhar esses dados, criando novos tempos no tempo; criando a noção de passado, presente e futuro!

-Iniciando deste modo, o complexo processo da existência do "Ser": -"Eternismo"!

 

-Existência do "Ser" no tempo passado, pela memória!

-Existência do "Ser" no tempo presente, pelo pensamento!

-Existência do "Ser" no tempo futuro, pelo desejo!

-Donde podemos concluir um novo corolário:

-Existe passado, porque existe memória!

-Existe presente porque existe pensamento!

-Existe futuro porque existe desejo!

- Isto é "Eternismo"!

(Visite  www.facebook.com/fpjoshue)

Autoria e outros dados (tags, etc)

por setblog às 09:21



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2017

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Posts mais comentados