Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

http://blogue velho.blogs.sapo.pt



Sexta-feira, 24.08.12

A Carreira

      Estavamos a meio de Junho de 1987.

      Dizia a Ti Etelvina:- Não há meio de vir a carreira! São todos uns doutores mas a camionete vem sempre atrasada! O que vale é que; de Domingo a oito dias já os vamos correr de lá para fora!
      -À sim ti Etelvina? 
      Retorquia o rapáz, natural daquela pacata aldeia; que agora, só de longe em longe lá fazia uma viagenzita a vizitar a família.
       -Pois então! Ganham que nem uns doutores, andam sempre atrasados, as camionetas todas sujas, a paragem aquí está a cair e sabes lá; são todos "comunas", fazem uma pessoa estar aqui ao frio e nesta carreira da tarde só vai uma ou duas pessoas, não temos aqui com quem falar. Mas desta vez vão-se lixar!
        Desta feita já vão os nossos para lá e estes doutores vão ver como é! Já tivemos no adro a falar, veio cá um senhor, muito boa pessoa. Desta´vamos todos votar!--- Olha estás a ver aquela seta alí no pinheiro? são aqueles que vão endireitar isto, vais ver!... As camionetas eram dos "Claras", não eram deles. Abetoaram-se a elas queriam andar aí todos lampeiros com as coisas dos outros? eles agora vão ver, vai tudo para o patrão outra vêz! que é para eles aprenderem.
       -Olhe ti Etelvina se for bom para vóz fico contente. Mas se a carreira passar outra vez para as mãos de quem só tem as camionetes para ganhar dinheiro, não estou a ver que se interesse por passar aquí na aldeia duas vezes ao dia para levar uma ou duas pessoas ao médico, dois moços á escola, ou uma velhota á praça a vender o escedente da horta ou da capoeira. 
       -Um!... se calhar também és!?
       -Olhe lá vem ela! 
       -Cinco anos depois voltei á aldeia!
       - Já lá não vi o cartáz no pinheiro! já lá não vi a velha paragem a cair! Já lá não vi mais a camioneta toda suja a passar, nem duas, nem uma vez por dia! Já lá não vi as pessoas reunidas no adro! já lá não vi as velhotas vendendo o escedente da horta ou da capoeira! os moços para a escola agora são três e vão numa carrinha da câmara! E pior de tudo; Já lá não vi a ti Etelvina, para lhe perguntar se reamente agora estão melhor!.

     (nota:- Esta publicação data de 24-08-12, porém por continuar atual quanto a privatizações de empresas de serviços, reedito-a hoje como se fosse a primeira vez.) 
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por setblog às 10:26



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Posts mais comentados